SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE JACAREÍ

História do SINDSAAE

O Sindicato dos Trabalhadores nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário do Município de Jacareí (SINDSAAE) foi fundado no dia 8 de novembro de 1988, em assembléia realizada, na sub-sede do Sindicato dos Metalúrgicos, com a presença de 111 trabalhadores que sentiam grande necessidade de representação.

Nessa Assembléia foi aprovado o Estatuto do Sindicato, pretendendo a representação dos trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí, constituindo-se na sua expressão legal perante as autoridades administrativas e judiciárias.

Para a primeira Diretoria do Sindicato, foi eleito o Sr. Décio Moreira Neto como presidente e Jânia Arouca para vice.

Em assembléia realizada, no dia 13 de janeiro de 1989, o Sindicato filiou-se a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Desfiliou-se da CUT em 30 de janeiro de 2008. Atualmente, não está filiado a nenhuma Central

A idéia de formação de um sindicato da categoria, fruto de insatisfação dos trabalhadores com as condições de trabalho e salário, já estava em andamento.

A Constituição de 5 de outubro de 1988 foi o fundamento legal que tornou possível a sindicalização dos trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SAAE), autarquia pública, criada pela Lei nº 1761 de 21/09/1976 e implantada em 01/03/1978, pelo então Prefeito Municipal.

Atualmente o SAAE possui 350 funcionários, sendo que 50% destes são sindicalizados.

O SINDSAAE sobrevive das mensalidades dos trabalhadores associados a entidade. Não recebe imposto sindical e nem contribuição assistencial.